segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Depois dos 50...

Quando eu era puto achava que os meus pais iam morrer quando tivessem 50 anos. Aos 50 anos as pessoas eram velhas e morriam, ponto final. Para mim isso fazia sentido e, na minha ingenuidade, era isso mesmo que iria acontecer. Felizmente estava enganado e os meus pais viveram bastante mais e deveriam ter vivido ainda mais e bem o mereciam, por eles, e também por mim. Neste momento tenho 54 anos e penso que esta forma cronológica de quantificar a vida de uma pessoa através de números, que nunca são menores que os anteriores, é completamente injusta. Eu tenho a certeza de que durante o dia de amanhã, por exemplo, vou ter atitudes que poderiam ser catalogadas com quantias bastante inferiores às que me são atribuídas pelo bilhete de identidade. O facto de estar a esta hora a escrever isto, neste Blog, daria direito a um desconto na numeração que me é atribuída. E digo “atribuída” porque eu nunca fui chamado a pronunciar-me sobre este assunto. Nem eu nem ninguém. Fazem referendos sobre tanta coisa e nunca fizeram um referendo a perguntar se concordávamos com a idade que nos é constantemente “atribuída”, por um calendário que ninguém sabe exactamente quem é que fez (e existem vários) e que, cruelmente, não tem em conta a intemporalidade, ou até mesmo, a vontade do ser humano. Eu sempre duvidei da Matemática. Verdade seja dita, a Matemática também sempre duvidou de mim, mas então quando toca à simples numeração da vida confesso que me faz duvidar da sua utilidade. Gosto, por exemplo, e acho que não sou o único, da Numeração Romana. Estão a ver qual é: aquela que se dá muito bem em monumentos históricos e estátuas e que também dá para ordenar os Papas, embora eles no Vaticano tenham outras regras e, às vezes, os nomes e os números sejam arrumados de outra maneira, que só eles lá é que sabem. Mas eles também no fundo são Romanos. E gosto porque a maioria das pessoas que vê um número romano nunca sabe bem o que é que as letras valem, talvez porque esses conjuntos de letras formam palavras que, na altura, foram traduzidas para português numérico, o que desde já a malta agradece, mas por pessoas que não sabiam nada de Matemática e que no fundo só andaram a perder o Latim.
Isto tudo para dizer o quê?
1) Enganei-me (eu era puto). Afinal, há vida para além dos 50 (L, em Romano).
2) Este ano, não vou fazer 55. Recuso-me. Se fizer é LV (não confundir com o LCXXIII, dos Passes Sociais).
3) Se fizer anos, faço no dia 6 ("VI", em Romano e que, traduzido directamente para português, quer dizer que ainda há gente que quando quer, vê).

Os Romanos eram muito à frente.Só não tinham era HIV (HI5, em português, não é o vírus).

5 comentários:

  1. eu estava aqui mesmo pa te receber!!!!!
    bloguetemucho manomaivelhomailindo
    by me pipidasmeiasgiras
    besos y abresos

    ResponderEliminar
  2. Olha António eu acho é que temos mais é que ter orgulho por, apesar dos números da idade irem crescendo, continuarmos com um espírito jovem, bem disposto e isso transparecer sempre para fora...
    "I" beijinho romano para ti.
    (off record: fiquei com uma sensação de dejá vu...mas muito boa!)Loly

    ResponderEliminar
  3. tem graça este post... eu fiz 1 parecido mas mais a falar dos 30 aninhos q já chegaram... mas tive exactamente o mesmo pensamento qd o meu pai fez 50... Tudo pq nesse ano eu tinha feito exactamente a metade da idade dele ( coisa q só acontece 1 vez na vida) e despertou-me a análise, é q eu tinha a ideia aqui á 10 anitos q aos 50 seria 1 velha caquetica ou estaria quase a morrer já... Mas o meu pai é a prova viva q a idade é apenas e somente mental! Até pq ele continua a ter 19 anitos(até de pensamento ás vezes... ai ai!) e enfim! qq idade é boa, desde q saibamos aproveitar as coisas convenientemente, ou seja, n perdermos mt tempo com aquilo q já sabemos q n gostamos. tudo o resto são novidades, experiencias... Importa sim a sede de saber, a vontade de viver! eu certamente chegarei aos L e possivelente aos LXX embora n me veja com essa idade a fazer directas ou a dormir 3 horas por noite e andar por ai nos copos!!! looool! n q n me apeteça, mas duvido q o fisico ainda se aguente! ;) Beijkas pa tu!

    ResponderEliminar
  4. sabes António eu tenho uma admiração enorme por ti...desde k ersa o jony bigodes e nunca mais deixei de apreciar teu trabalho....para mim neste momento a coisa + valiosa para mim era tu visitares meu blog de trabalhos feitos por moi.....tem sido uma luta na minha vida k estou conseguindo aos poucos a colocação dos meus trabalhoa no mercado...não tenho emprego e neste momento é o meu sustento e de minha filha....mas vou estando feliz.....adoraria te ver na minha pagina aliás ficava toda babada lol..........beijão amigo...sempre em frente..

    ResponderEliminar